Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Última Modificação: 02/07/2024 09:37:10 | Visualizada 569 vezes
Ouvir matéria
Aprovar as propostas discutidas nas pré conferências para os próximos quatros anos a respeito das ações da saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos objetivos da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Terra Rica, realizada na tarde desta terça-feira (15). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”.
O encontro contou com cerca de 200 participantes, entre delegados, conselheiros municipais, gestores da saúde e comunidade. No início do evento, o público prestigiou uma palestra sobre o tema principal da conferência. A palestra trouxe uma melhor explanação do SUS, direitos e deveres da gestão e dos usuários para que se tenha um atendimento de qualidade. “A porta de entrada é a atenção básica. Qualidade no serviço de saúde é entender de pessoas e compreender a sociedade”, disse a palestrante do evento, a apoiadora regional do Cosems (PR), Eunice Aves Gomes.
Após explanação geral da palestra, houve discussões, apresentação e eleição de 10 propostas prioritárias, que foram avaliadas e aprovadas durante as pré-conferências municipais que antecederam o evento. Os delegados credenciados a votar analisaram cada proposta e deram seu voto. As propostas aprovadas foram:
1) Agilidade de agendamento de consultas e exames;
2) Carro de saúde para buscar e levar pacientes no Assentamento Vida Nova, São Pulo, Penha e Sétimo Garibaldi quando houver consultas fora do domicílio;
3) Ponto de ônibus da saúde para Paranavaí que beneficie os bairros: Conjunto Habitacional Santo Antônio de Pádua e Morada do Sol e Vila Castelo Branco;
4) Atendimento Médico no bairro das quatro Casas;
5) Prioridade de horário para agendamento de consultas médicas e odontológicas e exames de laboratório para moradores da área rural;
6) Presença do farmacêutico nas consultas médicas nos Assentamentos da Penha e Nossa senhora Aparecida para entrega dos medicamentos;
7) Visita domiciliar de enfermagem e agentes comunitário de saúde mensais na área rural;
8) Instalação de mais cadeiras odontológicas no Nis II Central e no Nis I Vila Barbosa;
9) Aquisição de mais um carro para atendimento do Nis I Vila Barbosa;
10) Aquisição de uma ambulância para o Distrito de Adhemar de Barros.
O secretário municipal de Saúde, Cristiano Gomes Francisco, falou sobre a importância da participação de todos os setores para garantir uma melhor gestão do SUS. “Agradeço a presença de todos que aqui estão, a minha equipe de saúde que foi de extrema importância para a realização das pré conferências onde tentamos buscar todos os bairros, assentamentos e vilas rurais. Queremos agradecer a todos que estiveram empenhados e participaram dessa 13ª Conferencia Municipal de Saúde, onde decidimos juntos propostas importantes, que farão diferença aqui no nosso município”, comentou o secretário.
O prefeito Júlio César da Silva Leite participou da conferência. “Os desafios na área da saúde são muito grandes. Essas discussões sobre o assunto devem ser mantidos mesmo após a conferência” solicitou o prefeito ao secretário.
Membros do conselho municipal de saúde falaram sobre a importância do evento para a saúde pública. Eles avaliaram como positiva a realização da conferência para um dos setores mais importantes para a população de Terra Rica.
Profissionais da área da saúde também parabenizaram pela realização do evento e ressaltaram a importância da discussão da saúde pública no município.
Também prestigiaram o evento, o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, vereadores e secretários mun
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 7h30m às 11h30m e das 13h às 17h