Quarta-feira, 19 de julho de 2017
Última Modificação: 02/07/2024 09:49:17 | Visualizada 281 vezes
Ouvir matéria
Produtores dos municípios de Terra Rica, Diamante do Norte, Itaúna do Sul participaram nesta quarta-feira (19) de um dia de campo de bovinocultura leiteira. O evento foi realizado em parceria entre a Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Terra Rica com o apoio da prefeitura municipal.
O evento aconteceu na Estância Olivia, propriedade de referência que pertence ao Sr. Antônio Pedro Moreira e Luzia Moreira, localizada no distrito de Adhemar de Barros. Na ocasião estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre produtores assistidos pela Emater e diversas lideranças do município e região, entre elas, o prefeito municipal de Terra Rica, Júlio Cesar da Silva Leite, o secretário do desenvolvimento econômico, Agnaldo de Souza Costa, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, João Xavier, zootecnista da Emater de Terra Rica, Marcio Baliscei e o gerente regional da Emater, Antônio Souza Santos.
O objetivo do dia de campo foi apresentar aos produtores informações e tecnologias que possam ser aplicadas no dia a dia nas propriedades leiteiras do município e assim produzir maior quantidade de leite com menor custo.
Um dos temas tratados foi a alimentação de precisão, com o zootecnista da Emater, Edson Fortunato Siquerolo que comentou sobre o balanceamento na alimentação do animal para produção maior de leite.
Foi abordado pelo veterinário da Emater, José Antonio Azevedo Ozorio o tema planejamento forrageiro que consiste em planejar para que não falte o alimento para o gado durante todo o ano e assim garantir a sustentabilidade da cultura.
O produtor Antônio Pedro Moreira conversou com os demais participantes do encontro sobre os resultados que teve em sua propriedade com a assistência obtida pela Emater. “O animal que dava 15 litros de leite agora produz 25 litros”, diz Moreira.
Foi apresentado aos produtores também os serviços oferecidos a eles pelo sindicato dos produtores rurais. O presidente, João Xavier informou sobre a organização do sindicato e as opções de crédito rural disponível.
O Dia de Campo foi finalizado com um delicioso almoço na Associção das Mulheres Empreendedoras (AME).
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 7h30m às 11h30m e das 13h às 17h